Região

Raio mata produtor rural em Casa Nova

De acordo com previsões do Instituto Climatempo, os riscos de temporais no Norte e Nordeste do Brasil seguem altos, com Zona de Convergência Intertropical e a circulação de ventos em várias camadas da atmosfera favorecendo a formação de nuvens muito carregadas na região nos próximos dias.

De acordo com o instituto as previsões apontam um aumento das possibilidades de temporais, acompanhados de raios e ventos fortes e algumas regiões do nordeste, incluindo áreas da Bahia e Pernambuco.

Nesta quarta-feira (17) a previsão é de tempo instável em várias regiões da Bahia, com grandes volumes de chuva e alerta para possibilidade de temporais.

Ontem em Casa Nova, na região norte da Bahia, um homem sofreu uma descarga elétrica proveniente de raio. Adailton, morador da comunidade de Salgadinha, zona rural do município, não resistiu à forte descarga elétrica e veio a óbito no local.

Amigos do agricultor lamentaram a morte de Adailton, que era uma pessoa muito querida por todos na comunidade e considerado “um sobrevivente”, em função de ter sobrevivido a um acidente de moto, que resultou em traumatismos graves e uma recuperação considerada “milagrosa”.

A radialista Lú Dantas, trabalhou na região por muitos anos e atua hoje na região de Irecê, lamentou com pesar a morte do amigo: “Adailton era uma pessoas muito boa, conheci ele através do meu programa na Emissora Rural, hoje Rural FM, era uma pessoa do bem, tem uma família muito abençoada, sofreu um acidente gravíssimo de moto há um tempo, fizemos muitas correntes de oração por ele, se recuperou e hoje lamentavelmente chega essa notícia”, lamentou.

Neste período, com probabilidades de raios e trovoadas especialista apontam que as chances de sobreviver a uma sobrecarga de raio é de apenas 2% e recomendam que durante esse tipo de fenômeno as pessoas fiquem longe de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas, estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica. A recomendação é também se afastar de campos abertos, a exemplo dos campos de futebol e similares. Uma proteção, em caso de não ter tempo de correr para abrigar-se em local seguro é ficar de joelhos, curvando-se para frente, com mãos nos joelhos e cabeça entre eles. Não é recomendado deitar-se ao chão.

Em dezembro de 2011, em Casa Nova, um outro incidente com raio matou um jovem de 22 anos, que foi atingido enquanto arava a terra na comunidade de Açude da Pedra. Neste incidente um outro agricultor teve queimaduras leves e um cavalo que estava próximo ficou ferido.

redeGN

Comentários