Brasil

Banco Central vai lançar nota de 200 reais com imagem do lobo-guará

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira o lançamento de uma cédula de 200 reais, que terá como personagem o lobo-guará.

A previsão é de que a nova nota entre em circulação a partir do fim de agosto, com estimativa de serem impressas 450 milhões de cédulas neste ano, informou a autarquia.

De acordo com a diretora de Administração do BC, Carolina de Assis Barros, a autoridade monetária solicitou ao Conselho Monetário Nacional o valor de 113,4 milhões de reais para impressão de 450 milhões de cédulas de 200 reais e de 170 milhões de cédulas de 100 reais.

O lobo-guará foi escolhido tendo como base uma pesquisa de 2001 do BC com a população com o objetivo de identificar quais espécimes da fauna os participantes gostariam de ver representados nas cédulas.

Em primeiro lugar veio a tartaruga marinha, utilizada na cédula de 2 reais, sendo seguida pelo mico-leão-dourado, incorporado na nota de 20 reais. O lobo-guará foi o terceiro animal mais votado e será retratado em uma nova cédula quase 20 anos depois da pesquisa.

Comentários