Uma viatura do Sistema Prisional do Piauí teve um pneu rasgado durante uma viagem por estradas do estado. Pelas fotos, é possível constatar que o pneu da viatura foi recauchutado, e a cobertura de borracha saiu completamente. A Polícia Militar da região foi acionada pelos agentes penitenciários, e metade dos presos concluíram a viagem em uma viatura da PM.
As fotos e vídeos da situação foram enviados por uma fonte que preferiu não se identificar. O mesmo material também foi enviado para o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi). Kleiton Holanda, presidente do sindicato, a viagem aconteceu nesta terça-feira (26) entre Teresina e a cidade de São Raimundo Nonato, a 523 km da capital.
A viatura transportava treze presos, quase o dobro da lotação padrão. “Essas viaturas são feitas para seis detentos, três de cada lado”, disse o presidente do Sinpoljuspi. Na viatura havia apenas dois agentes penitenciários para custodiar os detentos.
Os agentes estacionaram a viatura com o pneu rasgado e sentaram os presos em fila, no acostamento da rodovia. Não se sabe em que altura do trajeto entre as duas cidades o pneu rasgou. Dois homens tiveram de vigiar os detentos enquanto outro trocava o pneu.
A Polícia Militar da região foi acionada pelos agentes após o acidente, e deu apoio aos agentes penitenciários. A viagem foi concluída após o pneu ser trocado, e metade dos detentos foram transportados na carroceria da viatura da PM.
Ainda segundo Kleiton Holanda, o transporte de detentos é um trabalho constantemente realizado pela Secretaria de Justiça, responsável por transferências de presos entre penitenciárias e pelo transporte detentos para audiências judiciais.
Comentários