Remanso

Educadores e comunidade de Remanso aprovam Plano Municipal de Educação em audiência pública

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Nesta sexta-feira (12/06) estiveram reunidos no auditório da UAB educadores remansenses, autoridades, técnicos e a comunidade com o objetivo de discutir o Plano Municipal de Educação – PME (2015-2025) que vem sendo elaborado desde o início do ano, em grupos de trabalho sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do PME é diagnosticar a realidade atual da educação de Remanso e propor um planejamento com metas e estratégias para os próximos 10 anos. Ele é construído democraticamente e tem por base a percepção e os anseios daqueles que melhor conhecem a educação, que são os professores, gestores e equipes técnicas do nosso município.

Após meses de trabalho, pesquisando, discutindo e produzindo textos, os grupos de trabalho tiveram um primeiro momento de debate público do PME no I Fórum Educacional de Remanso, realizado em maio, quando se produziu a primeira versão do documento, que sofreu atualizações e correções para ser exposta na audiência pública. Todos os segmentos do município foram convidados a participar do processo, em um esforço para agregar a maior diversidade de pontos de vista e expectativas para o futuro de Remanso.

Na audiência pública, autoridades manifestaram seu apoio e seus elogios em relação à forma democrática e transparente como os trabalhos foram conduzidos, e os trabalhos executivos foram conduzidos pela Profa. Iara Xavier e Prof. Edcarlos Mendes, coordenadores dos trabalhos e redatores do texto. Os presentes passaram a analisar as centenas de estratégias da educação remansense alinhadas com as metas do Plano Nacional, e votaram uma a uma, aprovando, alterando ou excluindo propostas, num trabalho que adentrou a tarde. “Temos um orgulho muito grande de participar deste momento histórico da educação de Remanso, e principalmente da maneira como o processo foi conduzido, esperamos que os educadores e a comunidade possam acompanhar o desenrolar destas metas…” resumiu a professora Iara Xavier.

Os trabalhos foram marcados pela civilidade, respeito e cidadania, e em todas as etapas as opiniões contrárias se confrontaram em discussões sadias e proveitosas, prevalecendo sempre a opinião majoritária nas votações. Segundo o Prof. Edcarlos Mendes, “a grande tônica deste PME é ter encontrado condições muito favoráveis para se desenvolver, com o apoio incondicional do Prefeito Dr. Celso, resultando na total dedicação da estrutura da Secretaria de Educação, que em vários momentos parou as atividades para priorizar o PME, o que culminou em um trabalho tecnicamente bem executado, mas sobretudo honesto e democrático”.

Outro fator decisivo para o sucesso do PME foi a participação do Programa de Apoio à Educação nos Municípios – PROAM, da Secretaria Estadual de Educação, que através do técnico Rafael Vasconcelos assessorou o trabalho, contribuindo com ajustes e orientações para a melhor construção do Plano.

Uma vez aprovado em audiência pública e cumpridas as formalidades legais para esta etapa, o PME segue para a Câmara de Vereadores, como Projeto de Lei do Poder Executivo, onde passará pelo trâmite do Legislativo Municipal e sendo aprovado, se tornará Lei Municipal, com força inclusive para interferir no Planejamento Plurianual do Município.

A Secretária Municipal de Educação, Profa. Maria Olívia Miranda, presente na Audiência Pública, externou sua gratidão e seu reconhecimento ao trabalho das equipes técnicas do PME: “Nosso desejo e o compromisso de nossa gestão sempre foram a busca da excelência do serviço público, a superação das condições presentes, e o respeito ao servidor e ao cidadão. Sempre almejamos esgotar as possibilidades para oferecer o melhor. A melhor aula, a melhor escola, a melhor merenda, enfim realizar o melhor para nosso aluno, nosso primeiro e maior patrão. Todo o percurso do PME, custoso e árduo, com a contribuição valiosa de tanta gente, foi um esforço nobre, uma entrega incondicional e diuturna para a consecução do nosso objetivo comum. E agora temos a recompensa, no presente plano, uma prospecção para os próximos dez anos da nossa educação, um legado para nossa comunidade e um compromisso para todos. Que seja prolífico em sua aplicação como foi sua elaboração. E que possamos encontrar nele mais um instrumento para a melhoria do futuro de todos os remansenses.”

Com a elaboração e posterior aprovação do PME, Remanso se eleva entre os municípios brasileiros, no seleto grupo de municípios que produziram o Plano dentro do prazo legal, o fizeram de acordo com os parâmetros, e ainda criou um processo de discussão amplo e profundo sobre as questões da educação local, deixando um documento e uma melhor perspectiva para o futuro da educação dos nossos filhos.

Informações: Edcarlos


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários