Remanso

29ª Micareta de Remanso 2015: a festa da paz e de todas as gerações

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Terceiro dia da Micareta 2015 - Remanso, Bahia.
Terceiro dia da Micareta 2015 – Remanso, Bahia.

“Foi a Micareta mais tranquila e pacífica que tivemos em Remanso, com apenas duas ocorrências, percebidas previamente nos circuitos, graças ao trabalho e a estrutura de segurança que tínhamos na festa”. Essa foi a avaliação final do Tenente e Comandante da Polícia Militar de Remanso, Gillianderson Ribeiro, que coordenou as ações da PM durante o evento. Esse clima de paz e harmonia, também, só foi possível devido aos foliões. Foram mais de 15 mil pessoas por dia. Gente de todas as idades e gerações. Foliões de diferentes regiões da Bahia e de outros estados, a exemplo, Ceará, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Distrito Federal. O estudante de administração, Lídio Nunes, mesmo com o pé engessado, veio de Petrolina e não se arrependeu. “Me surpreendi com as atrações e a estrutura da festa, com muitas famílias nas ruas, brincando e se divertindo, como realmente deve ser”.

A criançada fez a festa – A criançada deu um brilho especial à folia. Fantasiadas de super heróis, palhaços e com spray de espuma e confete, os pequenos fizeram a festa nos parquinhos montados em uma área especial de circuito e na Micaretinha, um bailinho infantil realizado na praça, com apresentação da Charanga. Lá, elas tiveram atenção especial das equipes da prefeitura e dos órgãos de controle e combate ao assédio de crianças e adolescentes. “Uma das prioridades definidas pelo prefeito, Dr. Celso, juntamente com as secretarias de Igualdade e Ação Social e da Infância e Juventude, foi o trabalho de conscientização e de combate à venda de bebidas alcoólicas e outros crimes cometidos contra nossas crianças e adolescentes. Para isso, contamos, também, com a participação ativa do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e de órgãos como o Conselho Tutelar, Ministério Público e as Polícias Militar e Civil”, afirma a secretária de Ação Social, Maria Anália Miranda. A pescadora, Maria das Dores Silva, aprovou a iniciativa. “Trouxe meus três filhos, inclusive o de dois anos, que brincaram e dançaram muito. Não tive qualquer preocupação, a gente se sentiu segura”.

Terceiro dia da Micareta 2015 - Remanso, Bahia.

Preocupação com a saúde dos foliões – Antes e durante a festa, os foliões puderam contar com uma atenção diferenciada na saúde. Estabelecimentos comerciais e barracas de comidas e bebidas foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária a fim de proporcionar uma segurança alimentar para os visitantes e remansenses. Nas noites de festa, equipes estiveram em stands e andando pelo circuito da Praça, distribuindo camisinhas, orientando e realizando exames de Sífilis e HIV. Já para aqueles que precisaram de atendimento médico, um consultório climatizado foi montado no circuito, além da presença constante de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e uma ambulância.

Comerciantes comemoram – Ainda na semana da festa, lojas da cidade venderam cerca de 20% a mais do que no início do ano. Nos dias da Micareta, foi a vez do comércio informal lucrar um pouco mais. Tinha de tudo um pouco. Barracas de bebida, comida, adereços carnavalescos, vestuário, bijuterias, um universo de opções, para todos os gostos e idades. Segundo, o ambulante de bebidas, Antônio Santos, a Micareta veio em boa hora. “Aqui não teve crise, consegui vender todo o meu estoque de cerveja e refrigerante”, afirmou o ambulante mostrando o isopor vazio.

Profissionalização do evento – A satisfação demonstrada pelos foliões locais e visitantes é, também, uma consequência da profissionalização do evento. A secretaria de Esporte, Cultura, Eventos, Turismo e Lazer, responsável pela coordenação da Micareta, trabalhou para os avanços na estruturação dessa 29ª edição. O palco fixo no circuito da Prainha Amaralina, os stands de apoio, os camarotes no circuito da Praça, a distribuição das barracas e ponto de comércio, a decoração feitas por artistas locais, as atrações e participação dos blocos garantiram a qualidade da Micareta, que definitivamente se consolida no calendário festivo da região e como um dos melhores eventos do interior da Bahia. “Foram meses de trabalho contínuo para promovermos os avanços necessários. O resultado pode ser notado na satisfação e na alegria de quem participou da festa. E o melhor, o prefeito Dr. Celso já nos convocou para aprimorarmos ainda mais o planejamento para que a próxima Micareta seja uma comemoração que simbolize os 30 anos de folia”, afirma o secretário da pasta, Tomaz Neto.

Informações: ASCOM REMANSO / Fernanda Marins


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários