Num mundo tão moderno não é difícil encontrar mulheres em cargos altos dentro das corporações, administrando muitos homens subordinados a elas. Isso é um avanço e uma conquista vinda através de anos de lutas e, embora a vitória tenha começado a acontecer, ainda existem muitas desigualdades e muito preconceito. Muita gente comenta que homem tem medo de mulher inteligente e que elas, as mulheres, quanto mais independentes, menor suas chances de casamento.
Pois bem, partindo para o lado comportamental desse quadro exposto acima, pesquisas comprovaram que os homens têm preferência pelas mulheres que ganham menos para se casarem. Isso mesmo, os homens procuram mulheres de status inferior ao seu para relacionamentos longos. Mulheres de cargo superior, de salário superior, de QI superior são desejadas apenas para relacionamentos curtos e passageiros. Mas para as relações de longo prazo as moças inteligentes e independentes são cartas fora do baralho na cabecinha dos rapazes.
Para os pesquisadores responsáveis por essa tese (S. L. Brown e B. P. Lewis) a resposta dessa escolha masculina está diretamente ligada à reprodução, pois a infidelidade das mulheres seria uma ameaça imensa à reprodução do homem. Nessa linha de raciocínio, melhor apostar as fichas numa mulher que possa ser controlada, dominada por seu homem.
Dessa forma, mulheres com salários mais baixos e alguns outros traços de vulnerabilidade tornam-se mais atraentes aos olhos dos homens que buscam um relacionamento a longo prazo.
Quanto ao QI, quanto mais alto no homem, mais atraente ele é para mulheres que desejam relacionamento longo. No entanto a recíproca não se sustenta, pois quanto maior o QI na mulher, menos atraente ela se torna para o homem que busca relacionamento longo. Esse é o resultado de um estudo feito por pesquisadores em 2005.
Esses estudos e pesquisas apenas comprovam o que, na prática a gente vê acontecer a todo instante. Homens negam, mas têm medo de mulher inteligente, independente e dona de sua própria vida. Mulheres que não temem dizer um “não” quando algo lhes desagrada, mulheres que só ficam até o momento em que forem felizes.
Enfim, estou começando a entender porque nunca casaram comigo!
PS: Os dados acima foram obtidos através de anos de estudos e pesquisas. Mas claro que existem exceções…
Por Cinthya Danielle do Blog “O Divã Dellas”
Comentários