Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Remanso Notícias
  • INICIO
  • REMANSO
  • REGIÃO
  • Entretenimento
  • Esporte
  • ANUNCIE CONOSCO
  • CONTATO
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Remanso Notícias
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Reajuste de combustível não será automático, diz Petrobras

4 de dezembro de 2013
em Geral
      

Os reajustes dos preços dos combustíveis não serão automáticos, afirmou a Petrobras nesta quarta-feira (4). O reajuste automático era parte das novas regras que a estatal estudava para a política de preços da companhia, divulgada em outubro.

“Quanto à aplicação dos reajustes, estes não serão automáticos, como consequência direta da fórmula de precificação. A metodologia estabelece bandas de reajuste, conferindo à Diretoria Executiva poder discricionário (independente) à luz da dinâmica dos mercados doméstico e internacional”, afirmou a estatal, em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A nova “fórmula” para os reajustes, no entanto, não foi esclarecida. A estatal afirmou apenas que a nova metodologia contém “parâmetros baseados em variáveis como preço de referência dos derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação associada à origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado”.

Confusão

Em outubro, a diretoria da Petrobras aprovou uma nova metodologia para reajustar os preços dos combustíveis. Segundo afirmou o então diretor financeiro da empresa, Almir Barbassa, o mecanismo – que aguardava aval do Conselho de Administração da estatal – deveria contemplar reajustes automáticos do diesel e da gasolina.

“Será um ajuste automático, não requer voltar à diretoria para aprovação”, disse Barbassa na ocasião, em entrevista a jornalistas.

Em 30 de outubro, um fato relevante enviado pela Petrobras à CVM também falava do reajuste automático: “A metodologia contempla reajuste automático do preço do diesel e da gasolina em periodicidade a ser definida antes de sua implantação, baseado em variáveis como o preço de referência desses derivados no mercado internacional, taxa de câmbio e ponderação associada à origem do derivado vendido, se refinado no Brasil ou importado”, dizia o texto.

Mas no dia 29 de novembro, quando anunciou o aumento de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel, a Petrobras informou que a nova política de preços foi aprovada – sem, no entanto, deixar claro como ficaram as definições para os próximos reajustes, como esperava o mercado.

No comunicado, a estatal informou que os parâmetros da nova política ficarão ”restritos à companhia”, e não esclareceu se a proposta de reajustes de preços automáticos, baseados em diferentes “variáveis”, foi descartada ou se será adotada.

A falta de clareza sobre os futuros reajustes foi mal recebida pelo mercado. No pregão seguinte ao anúncio, as ações da Petrobras caíram mais de 10%.

Perdas 

O reajuste dos combustíveis tem sido assunto central para a Petrobras. Os preços cobrados no Brasil, segundo a estatal, estão defasados em relação ao mercado internacional, prejudicando as contas da companhia, que tem importado combustíveis do exterior para suprir a demanda interna. No terceiro trimestre, o lucro da empresa teve queda de 45%.

O impacto dos reajustes na inflação – que em junho chegou a ultrapassar o teto da meta –, no entanto, faz com que o governo trabalhe para conter as altas.

Saída da presidente

A nota também diz que, em relação a especulações sobre a saída da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, a informação é refutada.


      

Comentários

CompartilharTweetPin
Postagem Anterior

Ensaio mostra casais ‘esqueletos’ em pose íntima

Próxima Postagem

Caminhão desgovernado causa grandes estragos em São Raimundo Nonato

Próxima Postagem

Caminhão desgovernado causa grandes estragos em São Raimundo Nonato

Últimas Notícias

Remanso

Antônio Moura diz que vai investigar suposta obstrução ao asfaltamento no Jardim Esplanada e Quadra 12

20 de setembro de 2023
Brasil

Alexandre de Moraes manda soltar 4 presos por suspeita de fraude em cartões

20 de setembro de 2023
Brasil

Petrobras anuncia primeira gasolina carbono neutro no Brasil

20 de setembro de 2023
Remanso

Ocimar Moura diz que Zé Filho e Pedro Paulo pediram para suspender asfaltamento na Quadra 12 e no Bairro Jardim Esplanada

20 de setembro de 2023
Região

14 localidades rurais de Pilão Arcado receberão eletricidade; Prefeito Orgeto Basto celebra conquista

19 de setembro de 2023
  • INICIO
  • REMANSO
  • REGIÃO
  • Entretenimento
  • Esporte
  • ANUNCIE CONOSCO
  • CONTATO

© 2022 Remanso Notícias

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • INICIO
  • REMANSO
  • REGIÃO
  • Entretenimento
  • Esporte
  • ANUNCIE CONOSCO
  • CONTATO

© 2022 Remanso Notícias